22/08/2023

Ogunhê!

imagem-70636

Sempre fui amante da natureza em todos os seus elementos. A ela me entrego a cada instante e me delicio com tudo o que nela podemos desfrutar. A natureza é a essência, pura, com uma força indestrutível. Se o homem destrói ela permanece quieta, mas um dia tomará o que é seu. Que o digam as tempestades, os maremotos, os terremotos e tanto outros episódios que temos presenciado e que dizimam cidades inteiras.

Assim como reconheço e respeito o seu poder, me entrego aos elementais dentro da fé que possuo, da crença que tenho e, portanto, que acredito. A redundância é proposital.

Escrevo isso não só para descontrair, mas para reconhecer a força que trago dentro de mim tendo um guerreiro como um dos guardiões da minha cabeça. Ogum, ao lado de Iemanjá – a primeira – e de Oxóssi. Um trio poderoso que me dá energia, força, discernimento e, principalmente, garra para enfrentar o dia a dia. Não é qualquer coisa que me derrota. E se caio, caio em pé, sacudo a poeira e dou a volta por cima. Sempre foi assim e assim continuará sendo.

Hoje, 23 de abril, é dia de São Jorge, ou Ogum, no sincretismo religioso. A devoção a São Jorge cresceu no Brasil pelos escravos que, proibidos de adorar seus Orixás, passaram então a fazer seus pedidos, cultos e rituais fora das igrejas, associando a imagem de São Jorge a Ogum. Orixá da guerra, do fogo e da tecnologia. Criou as máquinas para a agricultura e ensinou as labores manuais para que  o homem pudesse  trabalhar o ferro forjado pelo fogo. De gênio impaciente e determinado, usa a espada para abrir seus caminhos e derrotar seus inimigos. Ele sempre vem em primeiro lugar, antes de todos. Representa o líder nato. Ogum usa seu poder e sua espada para socorrer rapidamente aquele que o invoca. Mas se for invocado de um modo negativo, ele deixará sua espada se abater sobre quem foi injusto.

Ogum protege os agricultores, soldados, artesãos e seus filhos e todas as pessoas que pedem a sua ajuda nas lutas, na justiça ou até mesmo por melhores condições de vida. Orixá do elemento terra,  é pleno de energia, empreendedor e suas decisões são rápidas. Ama a liberdade, mas é a sua falta de paciência que faz com que, às vezes, se torne rude, embora não deixe de ter calor humano. Ogum /São Jorge é muito solicitado para quebrar demandas e abrir caminhos, afastar  injustiças e inimigos. E o mundo preciso disso, mais do que nunca! 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo