22/08/2023
Esportes

Inscrições para passeio ciclístico pelo interior de Irati estão abertas

Estão abertas até quinta feira (24) as inscrições para o projeto Cicloturismo em Irati, na região central do Paraná. Na segunda edição da pedalada, que será realizada no domingo (27), os cicloturistas conhecerão atrações culturais e naturais da região Pinho de Baixo. Há 80 vagas disponíveis, e as inscrições custam R$ 30.

De acordo com o Departamento Municipal de Turismo, o projeto Cicloturismo procura apresentar os atrativos turísticos de Irati, principalmente os que ficam no interior do município. Ainda segundo a prefeitura, a intenção é também preservar o meio ambiente e a memória da cidade.

Segundo a organização do evento, no valor da inscrição está incluído o almoço, uma camiseta, um adesivo e um mapa. No ato da inscrição, é preciso informar se haverá acompanhantes e se o ciclista utilizará o transporte do evento. A idade mínima para participar é 14 anos. Os acompanhantes que farão o percurso sem bicicleta também precisam pagar a taxa.

A saída será às 8h na Colina Nossa Senhora das Graças. Depois de 7 km, a primeira parada será feita na Casa Dei Nonni, um museu que retrata a colonização italiana em Irati e, principalmente, em Pinho de Baixo. Em seguida, os cicloturistas seguirão para a Cachoeira do Pinho, onde será realizada uma caminhada de cerca de um quilômetro, com passagem por dentro do rio. Depois da trilha, o almoço vai ser servido no pavilhão da Capela São Sebastião pelo grupo folclórico local. Na penúltima atração, os ciclistas conhecerão o processo de fabricação dos vinhos artesanais em uma vinícola da região. O trajeto terminará no Parque Aquático, 27 km depois do início do percurso. Haverá uma confraternização no final também.

SERVIÇO

As inscrições devem ser feitas nas bicicletarias Ciclo Park, Cicles Guarani e Piru Bikes. Outras informações sobre o projeto Cicloturismo podem ser obtidas pelo telefone (42) 3907-3157.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.