Servidores municipais da região Centro-Sul do Estado recebem nesta sexta-feira (25), em Guarapuava, capacitação sobre a nova sistemática de acompanhamento das contas públicas, que está sendo adotada pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). A abertura do evento será realizada pelo presidente do TCE, conselheiro Artagão de Mattos Leão, às 8h30, na Faculdade Guarapuava. O treinamento dura o dia inteiro e tem uma sessão de perguntas.
Analistas de controle e técnicos do órgão estarão no município para falar sobre o Procedimento de Acompanhamento Remoto (Proar), que aprimora o controle do uso do dinheiro público.
De acordo com o TCE, o Proar foi concebido, implantado e será operado por servidores do próprio TCE. Ele permite que os especialistas do Tribunal façam, a partir da sede da Corte, em Curitiba, o acompanhamento, em tempo real, dos atos de gestão executados pelos administradores em qualquer município do Paraná. Com base nos dados recebidos, poderão agir preventivamente, alertando os gestores assim que alguma falha seja detectada. Dessa forma, será possível evitar que a irregularidade na gestão do dinheiro público ocorra ou que os danos provocados se avolumem.
Entre os vários temas abordados neste contato com os gestores e servidores dos municípios, estão o funcionamento do novo sistema e as exigências para uma gestão pública responsável; os desafios a serem enfrentados ante o processo de acompanhamento; e os impactos do acompanhamento na prestação de contas anual.