22/08/2023
Cotidiano

Mais de 800 votaram na eleição para conselheiro tutelar em RI

imagem-71094

Foto/Junior Borba e colaboração de Odair José

A eleição para conselheiro tutelar em reserva do Iguaçu foi considerada um sucesso e teve participação inédita do eleitorado. Foram contabilizados 898 votos, distribuídos entre válidos, brancos e nulos.

Após a apuração dos votos feita ontem (29) foram divulgados os nomes dos candidatos eleitos para as duas vagas disponibilizadas. Com o total de 229 votos, Jakson Henrique Lima de Paula ficou em primeiro lugar, seguido de Celso Natalino Kieras, que recebeu 207 votos.

De acordo com a organização e fiscalização da eleição, não foi constatada nenhuma infração de conduta dos candidatos durante o período eleitoral. Para maior transparência, a apuração dos votos foi acompanhada pelos conselheiros do CMDCARI (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e pelo Ministério Público, representado pelo Promotor de Justiça da Comarca de Pinhão,  Lincoln Luiz Pereira.

Participaram da organização e fiscalização da eleição o CMDCARI, Prefeitura Municipal de Reserva do Iguaçu, Secretaria de Assistência Social e Ministério Público.

Para a presidente do CMDCARI, Daisy Cristina Schmitz, “a participação destes órgãos foi fundamental para o processo eleitoral, pois compreendem a criança como prioridade absoluta, que necessita de proteção e zelo por parte do Conselho Tutelar e da rede socioassistencial”, diz. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.