22/08/2023
Geral

Risco de racionamento de energia é seis vezes menor que em 2001

O risco de racionamento de energia elétrica no Brasil é seis vezes menor do que em 2001, afirmou nesta terça feira (06) o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann. O anúncio foi feito no Encontro Nacional dos Agentes do Setor Elétrico, que começou hoje no Rio de Janeiro. Zimmermann, que está representando o ministério, afirmou que não há necessidade de medida adicional para garantir o fornecimento diante dos baixos níveis dos reservatórios no Brasil. "O sistema na época estava desequilibrado. Hoje, ele é equilibrado e qualquer um pode observar [na comparação da série histórica] que os riscos chegavam a ser seis vezes maiores do que são agora", disse o ministro.

De acordo com informações da Agênca brasil, Zimmermann antecipou que o risco de déficit na série histórica em maio deste ano está em 3,7%, enquanto em 2001 a possibilidade chegou a 24,7%. Na série sintética, o risco está em 6,7%, enquanto em 2001 os dados indicavam 18,7%.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.