22/08/2023
Economia

Guarapuava está entre os 14 melhores municípios para franquias no PR

* Por Rogério Thomas, fonte Gazeta do Povo
(Na foto, recentemente, Guarapuava recebeu a franquia da Mestre Cervejeiro)

O jornal Gazeta do Povo apresenta na edição desta quinta feira (15) um estudo elaborado pela fabricante de malas e acessórios Primicia, realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontou que Guarapuava está entre as 14 cidades do Paraná com ótimas condições para franquias e entre as 200 melhores cidades do Brasil para novos investimentos no setor.

O estudo foi realizado pela fabricante devido o interesse de abrir mais 14 pontos de venda no Sul e Sudeste do país até o fim de 2014.

A estratégia de crescimento da Primicia está alinhada com as perspectivas de mercado identificadas na pesquisa realizada pela Rizzo Franchise, consultoria especializada no setor que classifica as 200 melhores cidades para negócios de franquia. A edição de 2014 traz 14 cidades paranaenses com melhores ambientes para expansão. A partir de dados do IBGE, os analistas fazem leituras para determinar potencial de consumo e demanda futura em nove setores econômicos. “Isso ajuda a balizar os franqueadores na avaliação de novos mercados onde os investimentos podem ser mais seguros”, explica Marcus Rizzo, diretor da consultoria.

Além dos melhores mercados, a pesquisa também aponta a ordem de oportunidades nos segmentos. No Paraná, por exemplo, entre os três primeiros lugares das 14 cidades com melhor avaliação, as áreas de alimentação, automotivo e de roupas e acessórios pessoais são as que mais se destacam. Isso ajuda a identificar nichos e também a eliminar sensações pessoais. “Eu mesmo tinha uma percepção equivocada de que a área de educação estava saturada. Mas a pesquisa demonstrou que o crescimento do potencial de classe C aumentou a demanda por escolas de idiomas, por exemplo”, diz Rizzo.

FRANQUIA EXIGE CAUTELA

Com um crescimento de 12% e faturamento de R$ 115 bilhões em 2013, o setor de franquias engorda aos olhos dos empreendedores. E, entre as mais de 2,7 mil marcas franqueadoras atuantes no mercado nacional, não faltam opções em que investir para abrir um negócio próprio. Diante de um cenário tão amplo, é preciso ter cautela. “É como um relacionamento. Não pode ter pressa para fechar o contrato e é preciso um período de namoro e conhecimento mútuo”, diz Marcus Rizzo, diretor da consultoria Rizzo Franchise.

O primeiro conselho de Rizzo é dispensar modismos. Produtos e serviços que estão em evidência nem sempre se adequam ao perfil do candidato a franqueado. “A escolha tem que ser por identificação. A dedicação do sujeito ao negócio vai superar possíveis carências de mercado ou cenários menos promissores”, diz.

Depois de escolher o segmento, a dica é investigar o franqueador. Os riscos de investir em uma marca furada e sem futuro serão minimizados com avaliações simples, como conversar com quem já está no negócio.

O passo seguinte é ficar atento às armadilhas do negócio próprio. Mais do que capital de giro para os primeiros seis meses de operação e a escolha adequada do ponto comercial, o empresário precisa estar na linha de frente. A ausência do dono e a delegação de funções prioritárias a funcionários são os principais motivos para a falência.

GUARAPUAVA

O estudo aponta que, em ordem, em Guarapuava os setores que têm melhores perspectivas de negócios para franquias são:

– 1º – INFANTIL – brinquedos e jogos;

– 2º – CONSTRUÇÃO – compra, venda e locação de imóveis, acessórios de banheiro, eletrodomésticos, móveis e produtos de limpeza;

– 3º – RESTAURANTES – restaurantes, refeição preparada, bebidas, panificados, hortifrutigranjeiros, enlatados, produtos de higiene;

– 4º – VESTUÁRIO E ACESSÓRIOS PESSOAIS – calçados, roupa masculina, feminina e infantil;

– 5º – AUTOMOTIVO – compra, venda, locação de veículos e oficina;

– 6º – LIVRARIAS – livro, revistas e jornais;

– 7º – SAÚDE E BELEZA – cabeleireiro, óticas, tratamento médico, dentário, planos de saúde e remédio;

– 8º – EDUCAÇÃO – primeiro e segundo graus, escolas de idiomas e informática;

– 9º – HOTELARIA – viagens e hospedagem.

Cristina Esteche

Jornalista

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