Por L.C.K
Guarapuava é a próxima cidade do Paraná escolhida para receber oficinas institucionais do zoneamento ecológico-econômico do Estado do Paraná. O evento que é promovido pelo governo estadual com o apoio de inúmeras outras entidades como: ITCG, IAP, Sanepar, Águas Paraná, Copel, entre outros, acontece nesta sexta (16) em Guarapuava. Na quarta (14) o programa passou por Curitiba e hoje (15) acontece em Ponta Grossa.
Conhecido como ZEE-PR, o programa é um instrumento técnico e político para planejamento e organização do território das cidades, orientando investimentos públicos e privados, assegurando a qualidade ambiental, o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população.
“O Zoneamento Ecológico-Econômico é um instrumento amplo de gestão pública que tem a preocupação de definir rumos para o futuro do Estado. É possível, por exemplo, entender em determinadas áreas problemas ambientais e as atividades econômicas recomendadas” explicou o professor e orientador do programa, Jurandyr Ross, durante a oficina realizada em Curitiba.
Em Guarapuava o evento será organizado pelo ITCG (Instituto de Terras, Cartografia e Geociências) e a expectativa é que inúmeras entidades participem trazendo suas contribuições para o debate. De acordo com Adelino Bridi, chefe do Escritório Regional do ITCG, tudo já está pronto para a oficina, que acontece a partir das 13h30 na Câmara de Vereadores.