22/08/2023
Segurança

Federal tem aumento de 100% no atendimento a estrangeiros

Cascavel – A Polícia Federal em Cascavel teve aumento diário de 100% no número de atendimento após a publicação da Lei nº 11.961/2009 e do Decreto nº 6893, ambos de 02 de julho de 2009.
A publicação da Lei que concede anistia a todos os estrangeiros que chegaram ao Brasil até 1º de fevereiro deste ano e estejam em situação migratória irregular provocou um grande aumento na procura por atendimento na Polícia Federal em Cascavel/PR.
A média de atendimento diário passou de 25 para aproximadamente 50.
Assim, é necessário que as pessoas entrem em contato com a Polícia Federal com o fim de obter uma senha, sendo que, neste momento, serão concedidas apenas 04 por dia, pois há diversos procedimentos que devem ser realizados visando à instrução do procedimento.
Para o Governo o objetivo é anistiar os estrangeiros que estão aqui para, depois, negociar melhores tratamentos aos brasileiros em outros países.
Porém, a Polícia Federal adotará medidas visando impedir que estrangeiros transgressores da Lei sejam beneficiados.
Segundo cálculos do Governo, no total, há 880 mil estrangeiros vivendo legalmente no Brasil. A maioria é de portugueses (270 mil). Em seguida, há japoneses (90 mil), italianos (70 mil), espanhóis (60 mil), argentinos (40 mil) e bolivianos, paraguaios e chineses (com mais de 30 mil cada). No exterior, há entre 2,5 milhões e 4 milhões de brasileiros.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.