22/08/2023
Cotidiano

Hospital São Vicente de Pitanga comemora 68 anos nesta segunda

Da redação com assessoria – edição (CE)

PITANGA – A celebração de missa na manhã desta segunda (26) comemorou 68 anos de fundação do Hospital São Vicente. A missa foi celebrada pelo  provedor honorífico e pároco da Igreja Sant’Ana, Paulo Fernando Francini, na capela do hospital.

Segundo relatos históricos, a mobilização para que houvesse uma instituição hospitalar no município de Pitanga começou, na década de 1940, sob influência da Paróquia Sant’Ana. Em 1943, a Prelazia da Igreja doou o terreno, onde ainda hoje se encontra o hospital, entre as ruas Ébano Pereira e João Gonçalves Padilha.

Em 1944, foi formada uma comissão para estudar a viabilidade da construção do hospital. O vigário da época, Antônio Darius, foi quem comandou a comissão. Após várias reuniões e viagens, em 1946, é inaugurado o hospital, com estrutura de madeira.

De acordo com padre Paulo Francini, a denominação foi lembrar-se de Vicente de Paulo, um padre francês que iniciou a vida sacerdotal aos 19 anos e, sobretudo, a partir de 1613, se lançou no serviço aos pobres. De acordo com Francini, quando Vicente de Paulo faleceu, após alguns anos, foi reconhecido como santo pela Igreja Católica. A partir disso, surgiram os Vicentinos pelo mundo, que vivem pela caridade aos pobres. O Hospital São Vicente de Paulo de Pitanga, apesar de ter sofrido algumas alterações desde a criação, permanece como uma instituição filantrópica. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.