Por: Luiz Carlos Knuppel Junior
O 1º tenente Marcelo Veigantes assumiu o comando da 4ª Companhia de Polícia Ambiental de Guarapuava. Durante a manhã desta terça feira (27), em uma sala de aula na Faculdade Guairacá, Veigantes se reuniu com policiais da Companhia para se apresentar e discutir os rumos da corporação.
Segundo Veigantes, que atuou durante seis anos no GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), assumir a Polícia Ambiental é um novo desafio e está sendo encarado da maneira mais positiva possível. De acordo com o policial, o planejamento é dar continuidade aos projetos já em andamento e focar no policiamento ostensivo e preventivo, além de atuar no combate aos crimes nas áreas rurais.
Atualmente a 4ª Companhia de Polícia Ambiental conta com um efetivo de 110 policiais atendendo uma área de 70 municípios, sendo assim a maior área de representação ambiental do Estado do Paraná.
Polícia Ambiental e IAP
Durante a reunião de hoje alguns policiais e o próprio tenente Veigantes comentaram sobre a parceria entre a Polícia Ambiental e o IAP. Segundo Veigantes, anteriormente um convênio entre as entidades permitia que policiais ambientais pudessem autuar infratores por danos ambientais. O convênio foi desfeito e agora os policiais devem comunicar o Instituto Ambiental para que eles realizem a fiscalização, o que muitas vezes não ocorre devido à falta de pessoal.