Da redação com Secom – edição: Cristina Esteche – foto/ Orlando Kissner/ANPr
O prefeito Cesar Silvestri Filho, de Guarapuava, representou a região, nesta quarta (04) em Curitiba, durante a solenidade de nomeação de novos policiais civis. O governador Beto Richa nomeou 485 profissionais, sendo 66 novos delegados, 375 investigadores e 44 papiloscopistas. A solenidade aconteceu no Palácio Iguaçu com a presença do secretário de Governo e chefe da Casa Civil, Cezar Silvestri, e os secretários de Segurança Pública, Leon Grupenmacher, e Especial da Juventude, Edson Lau.
Pela primeira vez, com as nomeações o Paraná vai atingir a meta de ter um delegado em cada comarca. “O Governo do Estado está cumprindo sua parte. É a maior contratação de policiais da história do Paraná em pouco mais de três anos, um curto espaço de tempo. O aumento no número de profissionais para o setor refletirá na queda da criminalidade em todo o Paraná e a Prefeitura de Guarapuava manterá e ampliará ações municipais voltadas à segurança pública contribuindo com a atuação estadual”, afirma o prefeito Cesar Filho. O prefeito lembrou que a posse dos novos delegados, Wellington Yugi Daikubara, que dividia atribuições entre Guarapuava, Pitanga e Manoel Ribas, fica exclusivamente na função de delegado adjunto na 14ª Subdivisão Policial de Guarapuava.
Outros nove delegados, 38 investigadores e quatro papiloscopistas ainda serão chamados para a 14ª SDP. “Assim, o efetivo da Polícia Civil terá 536 novos profissionais. “Esta é uma marca histórica, o que demonstra nosso respeito com a segurança pública, que foi a maior preocupação apontada pelos paranaenses quando assumi o governo”, destaca o governador, que enviou à Assembleia Legislativa um pedido de autorização para chamar mais 65 investigadores aprovados em concursos que vencem em julho. Até o final de 2014, o Governo do Estado terá incorporado 10 mil profissionais para as polícias Militar, Civil e Científica.