22/08/2023
Cotidiano

Evento reúne profissionais que atendem violência contra a mulher

imagem-73026

Da redação – Cristina Esteche

 Durante esta quinta (05) seguindo até amanhã, sexta (06), profissionais das áreas de saúde, segurança, assistentes sociais, e entidades que compõem a Rede de Enfrentamento à  Violência contra a Mulher, estão participando de uma oficina de capacitação, no auditório da faculdade Guairacá.

Realizada pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, as atividades visam instruir esses profissionais para o acolhimento às mulheres violentadas. As palestras estão sendo proferidas pela tenente Luci Belão, da Polícia Militar de Curitiba.

Desconhecimento, falhas na legislação, descompromisso social, falta de solidariedade e acima de tudo, o silêncio e o medo de denunciar os agressores, são os grandes gargalos dessa luta, segundo observa a equipe da Secretaria.

Para reverter essa situação conscientizando a sociedade sobre o tema, além da capacitação dos profissionais envolvidos na rede, uma cartilha foi elaborada e está sendo distribuída em Guarapuava. De forma didática, estão sendo repassadas orientações que vão desde os tipos de violência, até o ciclo do atendimento às vítimas, passando também pela Lei Maria da Penha.

Segundo a vice-prefeita e secretária da Mulher, Eva Schran, o objetivo dessa ação é fortalecer a atuação da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres de Guarapuava. “É preciso que todos os integrantes da rede estejam devidamente preparados para acolher a vítima, pois o bom atendimento, o acompanhamento e a orientação fazem a diferença”.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo