22/08/2023


Geral

Empresa explorará 2 áreas florestais em rota de transporte de madeira ilegal

Duas áreas localizadas na Floresta Nacional do Crepori, no município de Jacareacanga, sudoeste do Pará serão, pela primeira vez, exploradas legalmente por uma empresa que venceu o processo de concessão dos lotes feito pelo governo. De acordo com informações da Agência Brasil, esse tipo de autorização é dado pelo Serviço Florestal Brasileiro (SBF) desde 2008, mas nunca tinha contemplada essa região no entorno da rodovia BR-163, que liga a capital mato-grossense, Cuiabá, a Santarém, no Pará. A rota é considerada estratégica para o transporte de madeira ilegal.

A escolha dos dois lotes da Floresta do Crepori foi parte de uma estratégia para tentar fazer com que a presença de uma empresa autorizada a explorar dentro das regras as áreas iniba a ação de madeireiros irregulares na região. “É uma área muito sensível. É um município que tem um dos maiores gargalos do Brasil. Foi muito complexo construir um edital com viabilidade econômica para possibilitar estrutura econômica de manejo sustentável, colocando madeira legalizada no mercado, gerando emprego e retorno financeiro para a economia do município”, lembrou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo