22/08/2023
Cotidiano

Sobe para 150 o número de desabrigados em Guarapuava

imagem-73134

Cristina Esteche com Secom

Sobe para 150 o número de desabrigados pelas chuvas em Guarapuava. De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação, ainda estava escuro quando as equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Defesa Civil foram acionadas na manhã deste sábado (07) para atender as famílias atingidas pela chuva. “Tivemos a informação, do Corpo de Bombeiros, apenas de sexta para sábado choveu 26 milímetros, metade do volume de água registrada nos primeiros dias de junho e isso agravou o volume de água em rios que já vinha aumentando com as chuvas que ocorreram ao longo da semana”, explica o secretário de Assistência Social, Abraham Haick.

Até o momento, as equipes do plantão da Secretaria de Assistência Social e Desefa Civil atenderam famílias nos bairros São Vicente, Vila Carli, Vila Karen, Industrial, Xarquinho, Jardim das Américas, Vila Bela, Primavera, Bairro dos Estados, Paz e Bem, Concórdia, além da área rural na Vila Jordão.  De acordo com o último levantamento da Secretaria, 150 pessoas estão desabrigadas e serão encaminhadas para o Escola Municipal Roberto Cunha e Silva, no Pinheirinho, onde receberão todo atendimento necessário, como alimentação e atenção à saúde. “As equipes estão comprometidas para prestar um atendimento humanizado a quem precisa. Estamos preparados com lonas, alimentos e benefícios emergenciais para doação”, explica Abraham Haick.

O prefeito Cesar Silvestri Filho também está acompanhando os trabalhos das equipes em vários pontos da cidade desde as primeiras horas da manhã. “As equipes também foram orientadas para fazer um levantamento das famílias que estão em situação de risco iminente. E isso releva a importância dos projetos habitacionais que estamos executando nestas regiões para realocação dessas famílias que vivem em situação de risco”, explica o prefeito ao lembrar que os terrenos para construção de casas no Xarquinho e Jardim das Américas já foram definidos e o já está em andamento junto a Caixa Econômica Federal.

As equipes do plantão das secretarias de Assistência Social e Saúde também informam que as pessoas que precisarem de ajuda devem entrar em contato com a Secretaria pelo telefone (42) 3623-7995 ou diretamente, no Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.