Por Cristina Esteche, com assessoria
O deputado Artagão Júnior e sua equipe trabalham no gabinete parlamentar, em Curitiba, nesta segunda-feira (9), para atender os municípios atingidos pelas fortes chuvas deste final de semana. Dos 77 municípios que estão em estado de emergência no Paraná, 30 compõem a base do deputado.
Artagão Júnior, que estava em Rebouças no sábado (7), conseguiu retornar à capital apenas na manhã desta segunda, quando o nível da água baixou.
“Infelizmente tivemos muitos municípios atingidos. O trabalho agora é de caráter emergencial. A Defesa Civil está atualizando os números e é em cima deles que as ações estão sendo tomadas”, disse o parlamentar.
Nesta segunda, já estiveram no gabinete os prefeitos Altair Zampier (Pitanga), Luizinho Vosniak (Reserva) e Primis de Oliveira (Godoy Moreira), todos com estradas, bueiros, pontes e casas atingidas.
Segundo o prefeito Primis, aproximadamente 20 famílias ficaram ilhadas em várias regiões de Godoy Moreira, que teve estragos também na agricultura e, principalmente, na PR-650, onde há o projeto de elevação em desenvolvimento. “Eu, o vice Zezinho e os vereadores estamos constantemente em Curitiba solicitando agilidade no DER para que a obra seja licitada. Mas é algo que não depende de nós. A rodovia é estadual”, disse o prefeito Primis. De acordo com o diretor-geral do DER-PR, os recursos para a realização da obra estão vinculados ao empréstimo do Proinveste, do qual o Estado ainda não teve acesso. A obra está avaliada em cerca de R$ 17 milhões.