22/08/2023
Geral

Surg coloca 200 funcionários para auxiliar famílias

imagem-73304

Por Cristina Esteche, com fotos da Secom e Lizi Dalenogari/RSN

Cerca de 200 servidores da Surg (Serviço de Urbanização de Guarapuava) trabalham em várias frentes para recuperar os estragos da chuva. Enquanto as famílias aproveitam a estiagem que faz nesta segunda (09) para limpar o pouco que restou, os servidores auxiliam na limpeza das casas, na desobstrução de galerias pluviais. O prefeito Cesar Filho, desde o sábado (07), quando as chuvas se intensificaram percorreu os locais mais afetados. “Fui e ouvi as pessoas. Todos estão fragilizados porque a situação é muito difícil. Os mais revoltados nos cobram; outros entendem a situação”, disse  o prefeito à Rede Sul de Notícias . De acordo com o prefeito, nesta segunda o dia é de limpeza e de reconstrução do que for possível para que as famílias possam retornar às casas e se sentir seguras. “Colocamos a nossa estrutura desde que a calamidade atingiu parte do Paraná, e principalmente o nosso município”, afirmou.

De acordo com Fernando Damiani, diretor presidente da Surg, a limpeza nas casas está sendo realizada com água fornecida por um caminhão pipa. “Também estamos desobstruindo as ruas interditadas por sujeiras arrastadas pela enxurrada”

Segundo Damiani, uma operação tapa buraco será desencadeada nos próximos dias, tão logo as condições permitam. “As duas empresas que  fornecem a massa asfáltica para a Surg estão debaixo da água e impossibilitadas de qualquer ação. Tão logo entrem em operação vamos recuperar a pavimentação da cidade’, afirmou.

Na manhã de hoje, o governador Beto Richa esteve na cidade e junto com o prefeito visitou as famílias mais atingidas.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.