Por Cristina Esteche, com assessoria
A partir das 14h00 desta terça (10), um caminhão pipa estará à disposição da população na Praça da Matriz de Prudentópolis. A Sanepar pede a colaboração de todos para que o maior número possível de pessoas seja atendido. A Defesa Civil estará prestando auxílio no local. Desde ontem, um caminhão pipa também está abastecendo o hospital, postos de saúde e delegacia de polícia.
Não há previsão de quando o abastecimento será restabelecido. É que a captação do Rio dos Patos continua alagada. Lá estão instaladas as bombas que extraem a água para ser tratada e distribuída à população.
Na manhã desta terça (10), foi verificado que o nível do rio baixou apenas 20 centímetros, o que impede que os técnicos possam fazer qualquer intervenção no local. Para que isso ocorra, é necessário que o rio baixe cerca de três metros. De acordo com a Sanepar, a expectativa é de que isso ocorra o quanto antes para que se possa avaliar os danos causados pela enchente e dar início à recomposição dos equipamentos, mas ainda não há previsão de regularização do sistema.