22/08/2023

Big Brother

imagem-73459

A idéia apareceu em um grupo do facebook: quem topa criar um clube de leitura?

Se a matéria-prima da vida é o tempo; propor uma pausa para ler, refletir e compartilhar me parece um leve movimento contra a maré, num mundo onde tudo acontece na velocidade de um vídeo do youtube [aliás, estamos correndo por que, e para onde?].

Clubes de leitura são basicamente reuniões onde um livro, determinado por consenso prévio, é lido por todos e depois debatido. Literatura faz com que cada um seja guiado de uma forma pela mão do autor, tornando essas trocas uma oportunidade de ver o mesmo livro/trecho/situação sob outros ângulos, além da possibilidade de falar sobre um assunto com afã passional sem parecer pedante ;p

O primeiro livro escolhido foi ‘1984’, do George Orwell. Prometo contar mais – sobre o livro e sobre o clube, nos próximos posts!

Ps1: Tendemos a pensar em redes sociais como aquelas mediadas por telas e teclados. Se uma rede pode ser definida como um grupo interconectado, e viver em sociedade é nossa forma básica de agrupamento, um clube [como este, de leitura] é uma rede social ‘ao vivo!’

Ps2: Foi no livro 1984 que apareceu pela primeira vez o termo ‘big brother’ – o grande irmão que tudo vê; representado por uma tela obrigatória em cada residência, por onde era feito o controle e vigilância da população. Qualquer semelhança não é mera coincidência.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo