22/08/2023


RSN na Copa do Mundo

Famílias afetadas por enchentes se reúnem para assistir a Copa

imagem-73552

Caio Budel

Diversos guarapuavanos que perderam tudo – ou grande parte do que tinham – nas chuvas do último final de semana, procuram entre os escombros esperança para recomeçar e continuar vivendo. Apesar de toda a destruição em diversos bairros da cidade, muitos encontram a força que precisam para espantar a tristeza se preparando para assistir aos jogos da Copa do Mundo, iniciada nesta quinta feira (12).  

Apesar de todos os problemas que já existiam e que se agravaram com a chuva, no Jardim das Américas, um dos bairros mais atingidos pelas enchentes, os moradores enfeitaram as casas para o campeonato mundial com bandeiras e artigos verde-amarelo, mostrando a torcida para o Brasil ser campeão.

Alcionete Aparecida Costa, moradora do Jardim há um ano, teve a casa invadida pela enchente no último sábado (07). Para tentar fazer a água acumulada na rua escorrer e não continuar entrando na sua casa, a guarapuavana teve que cavar valetas na rua esburacada tentando escoar o que acumulava na frente da residência. “A gente não perdeu muita coisa, mas sempre que chove é a mesma correria. Pode ser muita, ou pouca água. Aqui sempre alaga e deixa um lamaçal por vários dias”.

Mesmo no meio da lama e dos restos dos objetos carregados pela água, a família da dona Alcionete não abriu mão de assistir o primeiro jogo entre Brasil e Croácia na Copa reunindo os amigos. “Agora já não tem mais o que fazer, só esperar o tempo passar. Que a gente espere pelo menos fazendo algo que gostamos de ver”.

Cleuseni França, moradora do Jardim das Américas há 25 anos, também foi afetada pelas fortes chuvas. Sua casa foi completamente invadida pela água que escoava das partes mais altas do bairro. Contudo, ela e sua família preferiram deixar a tristeza de lado por um tempo para poder torcer para o Brasil. “Não podemos parar de fazer coisas que gostamos por causa da destruição que aconteceu. O jeito é continuar vivendo”. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo