Por Cristina Esteche com Odair José e foto de Junior Borba
A Secretaria de Obras, em parceria das empresas Construtora Compasa e Dalba Engenharia começaram trabalhar na recuperação de trechos intransitáveis da PR 459, acesso entre Reserva do Iguaçu e Pinhão. Os trabalhos tiveram início nessa última quinta (12) e devem melhorar o acesso da população de algumas comunidades à sede do município.
A ligação entre Reserva do Iguaçu e Pinhão está sendo feita por desvios em várias fazendas devido à queda da ponte do Rio Capão Grande.
De acordo com o secretário de Obras, José Pedro Monteiro, após a vistoria dos engenheiros do DER (Departamento de Estradas e Rodagem), a ponte antiga localizada ao lado daquela que caiu deverá ser reutilizada para o acesso aos dois municípios.
Na comunidades de Faxinal dos Soares e Assentamento Paineira os moradores ainda enfrentam dificuldades. “Em Faxinal dos Soares, o que está impedindo o tráfego de veículos é a falta de galerias pluviais, que foram arrastadas pelo rio. Já no Assentamento Paineira, o tráfego de veículos leves é praticamente impossível devido à quantidade de água na região próxima às margens do Rio dos Touros”, diz o secretário.
José Pedro destaca que a Secretaria de Obras trabalha na medida do possível para recuperar as estradas. “Os estragos foram inúmeros e em vários pontos do Município. Infelizmente não conseguimos amenizar todas as situações ao mesmo tempo, mas tudo isso foram danos materiais que iremos recuperar na medida do possível”.