Por Cristina Esteche
A equipe da Polícia Ambiental de Guarapuava identificou uma roçada de mata nativa na localidade de Faxinal dos Coutos. No município de Pinhão. Uma pessoa foi presa por porte ilegal de arma.
De acordo com a polícia, a roçada foi feita em quatro áreas distintas para o plantio de árvores exóticas – pinus e eucalipto -, atingindo diretamente área de preservação permanente às margens de um córrego, totalizando 5,7 hectares.
Em vistoria a outras áreas foi constatada também a roçada em área de preservação permanente, em área correspondente a 0,3 hectares danificando a mata ciliar nas margens de açude.
Em outro ponto da propriedade fiscalizada, foi constatada a roçada em floresta nativa em estágio inicial de regeneração, área correspondente a 5,9 hectares.
Ainda durante a fiscalização na propriedade a equipe abordou varias pessoas no local sendo que uma delas portava uma arma de fogo, um revólver da marca Taurus de calibre 38, contendo seis munições intactas. A arma estava com a numeração raspada. Contra os infratores ambientais, foram lavrados boletins de ocorrência e autuações ambientais, os quais serão encaminhados ao Fórum da Comarca de Pinhão. O flagrante aconteceu na tarde dessa sexta (13).