22/08/2023


RSN na Copa do Mundo

Diário de um voluntário: Guarapuavano conta como é trabalhar na Copa

imagem-73904

Por Luiz Carlos Knuppel Jr.

 

O  professor de Educação Física e monitor de capoeira do Grupo Guerreiros dos Palmares, André Luiz Silva Loiola, foi selecionado para ser voluntário da Fifa na Copa do Mundo de 2014. O guarapuavano contou a RSN como foram os primeiros dias de voluntariado, trabalhando em Curitiba.

De acordo com Loiola, ele passou por um grande treinamento antes de ser aceito, passando por testes de Inglês, Espanhol, Conhecimentos Gerais, Primeiros Socoros, Meio Ambiente- Sustentabilidade, Turismo e Hotelaria e Mobilidade Urbana. O voluntário ainda passou por várias palestras e aulas presenciais sobre os temas.

Na segunda feira (16) o guarapuavano trabalhou em seu primeiro jogo. Na Arena da Baixada, Loiola auxiliou pessoas com pouca mobilidade e idosos a ter acesso ao estádio. De acordo com o voluntário, cerca de 250 pessoas ocuparam os espaços destinados a idosos e /ou pessoas com pouca mobilidade e necessitaram do auxilio dos voluntários.

Na terça (17), André atuou na Fan Fest de Curitiba, local criado pela Fifa para  se assistir os jogos da Copa, shows de grupos musicais e apresentações culturais. “Fui escalado para atuar na Pedreira Paulo Leminsk, onde a principio era um local para assistir os jogos de todas as torcidas, mas virou também um palco para apresentações de bandas nacionais como Raça Negra, Blindagem, Jota Quest entre outros“ contou Loiola.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo