22/08/2023
Geral

Guarapuava terá aeronave 24 horas para resgate aéreo

imagem-74120

Por Cristina Esteche

Guarapuava conquista mais um investimento do Governo do Paraná. O município será sede da base descentralizada do Graer (Grupo Aeropolicial e Resgate Aéreo), da Secretaria Estadual de Segurança Pública. O anúncio foi feito pelo chefe da Casa Civil, Cezar Silvestri em sua página no Facebook, nesta  segunda (23).

Para fazer o lançamento estará em Guarapuava o governador Beto Richa. Será nesta quinta (26), às 14h00. O local ainda não foi definido.

A partir de então, a população de Guarapuava e região poderá contar com uma aeronave 24 horas de plantão para fazer atendimentos de urgência, transportar pacientes, feridos, órgãos humanos para transplante e atuar em missões de segurança pública. 

O pedido para a implantação foi feito pelo prefeito Cesar Silvestri Filho. Ele lembrou à Rede Sul de Notícias que por ocasião das últimas enchente no município, famílias foram resgtadas da Estação Afonso Camargo, no Jordão. "Tivemos a sorte da aeronave estar aqui, caso contrário, seria muito difícil conseguir uma. Mas agora teremos uma estrutura fixa na cidade para o transporte de pacientes, de acidentados para outros centros", observou o prefeito.

Guarapuava é a segunda cidade do estado que receberá aeronave, profissionais e todos os equipamentos necessários para operação. A primeira base descentralizada, fora da capital foi inaugurada há pouco mais de oito meses em Londrina. Desde sua implantação foram mais de 300 missões realizadas no norte paranaense. 

De acordo com o chefe da Casa  Militar do Governo do Paraná, Coronel Adilson Castilho Casitas, a base sediada em Guarapuava atenderá os municípios das regiões Central, Centro-Sul, Sul e Sudoeste do Paraná. Para deputado federal e secretário chefe da Casa Civil, Cezar Silvestri, a implantação do Graer é uma das maiores conquistas da História de Guarapuava. "O Graer já ajudou a salvar centenas de vidas e agora ajudará toda a população de Guarapuava e região, que poderá contar com um moderno e eficiente sistema de atendimento e resgate. É uma conquista de um valor inestimável", comemorou. 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.