Por Cristina Esteche, com assessorias
Guarapuava será oficializada como base descentralizada do Graer (Grupo Aeropolicial e Resgate Aéreo), da Secretaria Estadual de Segurança Pública. O lançamento será feito pelo governador Beto Richa nesta quinta (26), às 14h00, possivelmente, no Areoporto Tancredo Tomas de Faria.
A conquista é comemorada pelos deputados Artagão Junior (PMDB) e Bernardo Carli (PSDB).
“Com certeza são muitas vidas que continuarão sendo salvas com este helicóptero à disposição. O resgate e atendimento pelo Graer já foram feitos durante as enchentes do começo do mês e ainda estão ajudando. Agora a aeronave ficará em Guarapuava de prontidão para atendimentos de urgência, em acidentes graves, transporte de órgãos e operações policiais”, disse o Artagão Júnior.
“Nos últimos meses duas crianças foram transportadas para Curitiba pelo GRAER, o que sem dúvidas fez a diferença para a vida delas e de suas famílias”, lembrou Bernardo. “Nestas situações, agilidade e eficiência são fundamentais, e agora comemoramos à disposição de uma aeronave 24 horas por dia em nossa cidade, com todos os equipamentos e profissionais necessários”, completou o parlamentar.
De acordo com o capitão Gustavo Hauenstein, relações públicas do Graer, aproximadamente 100 municípios da região de Guarapuava estarão sendo atendidos. “O helicóptero só não estará prestando serviços na região quando precisar de alguma manutenção maior em Curitiba”, garantiu.
Desde a sua criação, o Graer já realizou, dentro e fora do Paraná, 956 missões de policiamento, dentre elas: fiscalização ambiental, escoltas, acompanhamento tático de veículos, busca de suspeitos e fugitivos, ocorrências de roubos e sequestros. Também já realizou 685 missões de bombeiro, como remoção e resgate aeromédico, operações de defesa civil, busca aquática e terrestre, transporte de órgãos, entre outros atendimentos.