22/08/2023
RSN na Copa do Mundo

Opinião: Brasil tem de evoluir mais para avançar na Copa

imagem-74157

Foto: Marcelo Casal Jr.

Por Luiz Carlos Knuppel Jr.

 

O jogo foi contra Camarões, mas a minha analise ainda está presa ao jogo do Brasil contra o México, a partida que até o momento mais preocupou. Depois do 0 a 0 insosso, Felipão teimou em falar  em evolução da equipe, algo que somente ele viu.

Já nesta partida contra Camarões é fácil notar que houve alguma evolução, até porque pior não poderia ficar, mas é bom deixar claro  que ainda é pouco. O Brasil pode e deve jogar muito mais do que jogou contra Camarões.

Diante de Camarões a defesa foi bem, Marcelo foi um pouco melhor e Neymar simplesmente foi fantástico. Porém, o meio campo foi mal novamente, as laterais ainda sofrem com problemas e alguns jogadores ainda estão muito abaixo da média.

Paulinho talvez seja o nome mais contestado desta seleção, e com razão. Na partida de ontem, ele novamente teve uma atuação apagada, assim como Oscar, seu companheiro ofensivo de meio campo. Tirando a grande atuação de Neymar, a entrada de Fernandinho no lugar de Paulinho foi a melhor coisa que aconteceu a seleção na partida de ontem.

Foi do camisa 5 a jogada que originou o gol de Fred e foi dele também o quarto gol brasileiro. Sem Fernandinho em campo, a seleção teve que improvisar com jogadas de ataques puxada por jogadores do setor defensivo, vide os gols de Neymar com passes e jogadas de Luiz Gustavo e Marcelo.

Aliás, este é um dos principais pontos que Felipão deverá consertar antes da partida de oitavas de final contra o Chile.  Diante de uma seleção que prioriza a posse de bola e domina o jogo pelo meio de campo, dificilmente se obterá sucesso jogando com um time sem meio campo e abusando da ligação direta defesa –ataque.

Outros pontos preocupantes são as falhas defensivas e individuais dos laterais, basta observar o gol de Camarões onde Daniel Alves perdeu a dividida para Nyom  que cruzou para Matip, e também a grande dependência de Neymar no ataque .

Para avançar na Copa, o Brasil deve evoluir ainda mais.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.