22/08/2023
Geral

Foz do Jordão continua atendendo famílias desabrigadas

imagem-74301

* Da Redação, com assessoria – edição RT

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Foz do Jordão, continua atendendo diariamente as famílias desabrigadas atingidas pelas fortes chuvas que caíram entre os dias 06 e 08 de junho na região. Segundo a secretária de Assistência Social Silvana Quatrin, no momento estão sendo atendidas 13 famílias, que perderam tudo devido às chuvas. O município recebeu alimentos, roupas, calçados, cobertores, colchões, produtos de higiene e limpeza que foram doados através da PROVOPAR e da Defesa Civil. Além do apoio de diversos voluntários, empresários e instituições, a Prefeitura Municipal, contou com a ajuda de 55 doadores que voluntariamente fizeram doações diretamente na Secretaria. Durante a enchente, as famílias foram alojadas na Igreja Cristianismo Decidido, onde receberam atendimento médico e psicológico.

Segundo Silvana Quatrin, a ajuda de voluntários foi essencial no atendimento às famílias. “Muitas pessoas se dispuseram a ajudar, recebemos doações das Prefeituras de Reserva do Iguaçu e Guarapuava, além do acompanhamento voluntário imediato de seis assistentes sociais” salientou. Dentre as pessoas atendidas, está o morador Donato José Rodrigues, que pouco pode aproveitar dos móveis de sua casa. “Perdi praticamente tudo dentro de casa, inclusive meu “ganha pão” que era as verduras que comercializava em minha estufa, a chuva levou tudo, sem piedade. Mas a Prefeitura Municipal, através da Assistência Social, tem nos ajudado desde o começo, dando o suporte para que tenhamos comida na mesa e tudo quanto for necessário para passarmos esses dias difíceis” salientou.

Outra desabrigada foi Maria Clemair de Matos Monteiro, que também está recebendo ajuda da Administração Municipal. “A chuva levou tudo o que tínhamos, roupas, calçados, documentos, utensílios domésticos e só nos restou mesmo a vida, graças á pessoas que nos tiraram erguidas em meio a tanta agua. A equipe da Assistência Social de Foz do Jordão, nos atendeu prontamente, fornecendo abrigo, cobertores, colchões, alimentos e até produtos de limpeza. Desde que aconteceu essa tragédia, temos tido total apoio da Prefeitura” destacou.

A Prefeitura Municipal de Foz do Jordão criou a Lei N° 610/2013, que autoriza o Poder Executivo a fornecer mão de obra de serviços gerais para portadores de deficiência física, idosos e pessoas na condição de extrema pobreza, diagnosticados através do parecer social emitido pela Secretaria de Assistência Social. Segundo o prefeito Neri Quatrin, essa lei está beneficiando as famílias desabrigadas. “Com o estrago causado pela enchente, várias famílias ficaram sem ter onde morar e amparado por essa Lei específica, nós cedemos funcionários para ajudar na construção de novas casas e reforma de outras que foram danificadas”, afirmou Quatrin.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.