Por Cristina Esteche
A pré candidata a deputada estadual Cristina Silvestri (PPS), de Guarapuava, ganha destaque no cenário estadual. Neste domingo (29) ela é a entrevistada do programa Cidade Entrevista, que é levado ao ar pela Rede Massa, às 10h30. O programa já foi gravado e nele Cristina aborda, principalmente, como Guarapuava vem enfrentando o problemas das drogas e da violência.
“Hoje Guarapuava é destaque nacional no enfrentamento à violência e drogas, além disso, tivemos um grande avanço nos números do Brasil sem Miséria”.
Ex-secretária de Assistência Social, Cristina Silvestri expõe a experiência adquirida no período. Para se ter uma ideia, um dos programas em parceria com o Governo Federal, o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) teve um aumento de 150% nas matrículas nos cursos ofertados. “Fizemos um trabalho em conjunto com todas as assistentes sociais para incentivar as pessoas a se matricularem nos cursos”. Segundo Cristina , como consequência dessa abordagem, em 2013, 600 pessoas pediram o desligamento do Bolsa Família.
“Essa é a maior prova de que, com oportunidades as pessoas conseguem sua independência”.
O trabalho, porém, tece como linha mestre o resgate da auto-estima e da cidadania dos guarapuavanos em situação de vulnerabilidade social. Para atingir todos os objetivos propostos, os projetos foram desenvolvidos em quatro frentes: social, geração de renda, enfrentamento à violência e drogas e defesa civil.
“A organização da Defesa Civil foi comprovada nesta última catástrofe natural que atingiu nossa cidade. Os órgãos competentes e inúmeros voluntários estavam preparados para atender quem mais precisou da nossa ajuda”.