22/08/2023

Atos oficiais marcam comemorações de 24 anos da Unicentro nesta quinta

* Por Rogério Thomas e Cristina Esteche

Vários atos oficiais estão sendo realizados nesta quinta feira (03) para marcar as comemorações dos 24 anos de criação da Unicentro, a partir da fusão de duas faculdades: a de Filosofia, Ciência e Letras de Guarapuava (Fafig) e a de Educação, Ciência e Letras de Irati (Fecli).

Hoje (03) pela manhã foi realizado, no hall da Sala dos Conselhos, a inauguração da revitalização da Galeria dos Dirigentes e dos Reitores da Unicentro, desde sua criação, em 1990. A inauguração atende a um desejo da reitoria de construção da memória institucional.

Em seu pronunciamento, o ex reitor da Fafig, Wilson Camargo, enfatizou a trajetória da Unicentro e destacou a importância que ela representa para a região. Já o primeiro reitor da instituição, Carlos Alberto Gomes, lembrou da história da universidade. “Quando assumi a primeira reitoria, os ex dirigentes da Fafig estavam vigilantes com o nosso trabalho. Agora, passados 24 anos, reforço que todos os ES dirigentes continuam vigilantes com a trajetória da Unicentro. Nós (ex dirigentes) continuamos esperançosos que o trabalho seja cada vez melhor, apesar de todas as dificuldades, pois sabemos que não existe Universidade Pública que não passe or dificuldades”, enfatizou o primeiro reitor da Unicentro.   

Ainda na manhã de hoje foi lançada a campanha “Uma história feita de histórias”. Nela, os egressos da Unicentro, são convidados a contar suas histórias e narrar como elas são, de certa maneira, influenciadas pela passagem na universidade, num processo de simbiose onde a história da instituição também é feita pela história de pessoas (acadêmicos, agentes universitários e professores).

Outro ponto da programação foi o lançamento da revista Periódika, que vai circular duas vezes por ano, mostrando as ações de ensino, os projetos de pesquisas e as atividades de extensão desenvolvidas no âmbito da Unicentro.

Finalizando a programação desta quinta, o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, e o prefeito de Guarapuava, César Silvestri Filho, assinarão um protocolo de intenções que visa marcar as tratativas para o repasse à Unicentro da responsabilidade pela gestão e conservação da praça Juscelino Kubistchek de Oliveira, situada em frente ao campus Santa Cruz. Para tanto, as partes firmarão um posterior acordo específico prevendo o que cabe a cada parte, o projeto de revitalização da praça e as responsabilidades na manutenção e utilização do espaço público em favor dos interesses da comunidade acadêmica e da comunidade externa. De acordo com o protocolo, a Prefeitura irá elaborar o projeto de revitalização e irá executar a obra. Já a Unicentro ficará responsável pela realização e execução dos projetos para otimização e ocupação do novo espaço.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo