Da redação (CE)
Lançada recentemente, a Agência de Desenvolvimento do Vale do Ribeira colocou a cidade de Adrianópolis, que tem um dos IDHs mais baixo do estado, em pauta para todo o Paraná. O objetivo é atrair novos investimentos e promover negócios, integrando e desenvolvendo a região, sempre de maneira participativa com a população.
Luiz Henrique Wiechoreki, presidente da Agência, já comemora uma boa novidade: em breve será construída na cidade uma nova fábrica de cimentos. O investimento da CVR – Companhia Vale do Ribeira, será de R$ 518 milhões e o empreendimento deve gerar uma média de 2 mil empregos, entre diretos e indiretos.
“O Vale do Ribeira está prestes a deixar de ser uma das regiões mais carentes do estado. Estamos diante de uma grande oportunidade de mudança. É a chance de recomeçar e mostrar que essa região tem potencial, inclusive para servir de referência para todo o Paraná. A População está otimista com este crescimento e temos certeza de que em pouco tempo vamos conseguir mudar o cenário de Adrianópolis e cidades vizinhas”, diz Wiechoreki.
Henrique Bica Zaffari, sócio-proprierário da CVR, está otimista com o investimento na região. “Decidimos investir na cidade de Adrianópolis pela sua localização estratégica na divisa com o estado de São Paulo, que é o maior mercado consumidor do país, pela disponibilidade da matéria-prima e a facilidade de escoamento da produção. Em função do empreendimento, haverá o desenvolvimento das comunidades locais do entorno, que também irão se beneficiar com os impactos sociais positivos gerados pela implantação da fábrica, impactando positivamente no IDH da região. Tudo isso, devido ao aumento da geração de impostos, à melhoria da renda, do comércio e da necessidade de mão de obra qualificada”, explica Zaffari.
O prefeito de Adrianópolis, João Manoel Pampanini, disse que o lançamento da Agência e o anúncio da nova fábrica de cimentos entraram para a história da região. “Estamos vivendo um momento de muita felicidade, a esperança de um recomeço. Os novos investimentos que estão sendo feitos na cidade, somados às atividades da Agência, certamente irão oportunizar para os nossos moradores a chance de viverem em uma cidade com grandes perspectivas”, comenta.