Pinhão – A Biblioteca Cidadã de Pinhão conta com um acervo de aproximadamente 3.500 livros nos mais variados segmentos, e estão disponíveis para empréstimos aos pinhãoenses. Além disso, o Telecentro e o Salão Comunitário também podem ser usados por qualquer pessoa. A informação foi dada pela coordenadora, Darlete Ferreira da Rosa.
Segunda ela, a comunidade não tem utilizado do espaço. Temos um grande movimento, mas na maioria são estudantes, e o objetivo principal da biblioteca cidadã é atender a todas as pessoas, afirma a coordenadora.
O Telecentro possui cinco computadores equipados com internet, e o Salão Comunitário tem capacidade para 70 pessoas sentadas, e possui som, Tv 29 polegadas, vídeo cassete,dvd e datashow. A coordenadora explicou que esses espaços podem ser utilizados por todos. Uma dona de casa que queira uma receita culinária, ou alguém que queira mandar um e-mail, fazer inscrição em algum site, ou qualquer tipo de pesquisa, pode utilizar os computadores daqui. Darlete explicou que para isso é necessário fazer um cadastro e que cada usuário tem um tempo limitado para o uso.
O Salão Comunitário pode ser usado para reuniões de associações de bairros, APMFs, igrejas, escolas, e entidades.O uso é gratuito, basta fazer o agendamento na recepção, explicou a coordenadora.
Darlete adiantou que o Departamento Municipal de Cultura está analisando a possibilidade de atendimento ao público durante todo o dia do sábado. Acreditamos que com essa mudança mais pessoas possam visitar e utilizar dos serviços oferecidos pela biblioteca, disse ela. Atualmente a biblioteca atende das 8h as 11h30 e das 13h às 17 horas.
Para empréstimos de livros basta apresentar um documento de identificação para fazer o cadastro. Pode emprestar até dois livros por vez e fazer renovação desde que a pessoa traga o livro e compareça pessoalmente na Biblioteca, sendo que o primeiro prazo de devolução não tenha sido ultrapassado. Por enquanto estamos trabalhando na catalogação dos volumes, mas já estamos organizando a confecção de carteirinhas, disse Darlete.
Ela ressaltou também que os leitores devem colaborar, devolvendo os livros no prazo certo. Muitos estudantes levam os livros e não devolvem, nesse caso, nós ligamos ou vamos atrás, e alguns a gente consegue recuperar. Com as carteirinhas será estipulada uma multa para quem entregar com atraso, explicou.
Serviço:
A Biblioteca Cidadã está localizada na Rua João Ferreira da Silva, próximo ao Restaurante Cachorrão. Mais informações pelo telefone 3677-3021.
Fatos do Iguaçu