22/08/2023
Segurança

Provedoria alerta para golpes em pacientes internados pelo SUS

Por Cristina Esteche

Estelionatários aplicam  um novo golpe em Guarapuava e desta vez o alvo são pacientes internados pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O alerta está sendo feito pela Provedoria do Hospital São Vicente de Paulo, onde já houve uma tentativa com familiares de uma pessoa que está internada na ala do SUS. 

VÁRIOS CASOS 

De acordo com o provedor, Rui Primak,  vários casos estão sendo registrados pelo hospital depois que  uma pessoa entrou em contato, por telefone, com familiares do paciente, fazendo se passar por um médico e solicitando a importância de R$ 2 mil para um procedimento que não era liberado pelo SUS. O valor deveria ser depositado numa conta bancária. “A sorte foi que os familiares envolvidos pegaram o dinheiro em vez de fazer o depósito solicitado se dirigiram até o hospital onde a tentativa de golpe foi derrubada”. Entretanto, outras pessoas já caíram no golpe e depositaram dinheiro numa conta bancária de outro município. “Já chamamos a gerência da Caixa Econômica Federal para tentar identificar de que é essa conta; já está sendo registrado BO (Boletim de Ocorrência) na polícia”, disse Primak.

Primak esclarece que pacientes internados pelo SUS não possuem despesas para o tratamento médico. “As pessoas devem estar atentas para não caírem em golpes. Por favor, ninguém deve depositar dinheiro em casos como esses”. 

Ainda segundo o provedor, não há informações sobre como os estelionatários ficam sabendo sobre os pacientes internados e que são vitimas do golpe.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.