Brasília – Em pronunciamento no plenário, o senador Alvaro Dias (PSDB/PR) convidou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, para visitar o Paraná e constatar o “caos” em que se encontram os hospitais, especialmente com os casos da nova gripe A. Não importa que seja da situação ou da oposição. Quero fazer um apelo, da tribuna do Senado Federal, para que o Ministro vá, pessoalmente ao Paraná; vá fazer uma visita a Curitiba. Se possível, vá até Londrina, Cascavel. Mas, pelo menos, à Capital do Estado. Vá verificar o que está ocorrendo.
Cabe ao Ministro verificar, na localidade, o que se está passando com o povo do Paraná.
Este é o apelo que faço ao Ministro Temporão, de forma educada e elegante, como ele é: que ele vá sentir o drama vivido por lá e verificar o que pode ser feito, disse o senador.
Alvaro Dias destacou que hoje no Paraná há 601 casos constatados da nova gripe, com 25 vítimas fatais. E ele tem recebido vários emails e mensagens de brasileiros, em especial paranaenses, relatando filas enormes nos hospitais públicos e dificuldade no atendimento. O senador citou exemplos do caos inclusive nos hospitais de Brasília e criticou a falta de empenho do governo: Exatamente em função dessa gripe, o caos é mais visível. Os dados estatísticos são passíveis de retificação a todo o momento. Aliás, há suspeição de que os números verdadeiros não estão sendo revelados. E o Governo não deixa aprovar, na Câmara dos Deputados, projeto que resolve a situação dos recursos na saúde pública, disse.
Cotidiano
Alvaro Dias convida ministro para ir ao Paraná conhecer a realidade da nova gripe
- Por Cristina Esteche
- 10/08/2009