22/08/2023
Segurança

Polícia Militar comemora 155 anos

imagem-7655

A Polícia Militar comemora 155 anos da corporação do Paraná, presente nos 399 municípios do estado. Em Guarapuava, a cerimônia foi realizada na manhã de segunda-feira, 10, nas dependências do Corpo de Bombeiros.
“É uma data de alta relevância, pois quando se fala em policia militar se tem uma presença marcante em todos os municípios, sendo que a própria história da polícia militar se confunde com a emancipação política e administrativa do Paraná”, ressalta o comandante do 16º Batalhão de Polícia Militar, major Daniel dos Santos.
Segundo ele, a PM está sempre quebrando paradigmas para atender a população de forma qualificada. “Estamos cada vez mais nos aperfeiçoando, pois a sociedade é dinâmica, a sociedade é cada vez mais exigente, e estamos preocupados, atentos e vigilantes para sempre poder dar uma resposta rápida e efetiva”, observa o comandante, lembrando que o dever da PM é o policiamento ostensivo e preventivo fardado.

HISTÓRIA – A Polícia Militar foi criada em 10 de agosto de 1854, como Companhia de Força Policial, pelo então presidente da nova província Zacarias de Góes e Vasconcelos e, inicialmente, era composta por apenas 67 homens e um comandante.
A história da PM paranaense mostra participação em episódios que marcaram a vida nacional. Atuou, por exemplo, na Guerra do Paraguai em 1865, Revolução Federalista, em 1893, e Guerra do Contestado em 1913. “É praticamente a instituição mais antiga depois da criação do Estado, isso demonstra que, desde a independência do Paraná, que era Província de São Paulo, a Polícia Militar se faz presente”, explica o coronel Costa.
Tradicionalmente, o Hino Nacional Brasileiro é tocado pela Banda da PM e a Canção 10 de Agosto é cantada. As bandeiras do Brasil, do Paraná e da Polícia Militar são hasteadas, mas, nesta segunda-feira (10), foram erguidas até meio-mastro, devido ao luto oficial decretado pelo governador Roberto Requião, pela morte do jornalista paranaense João Milanez.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.