22/08/2023
Política

Zeca Dirceu faz balanço dos resultados do PAC de equipamentos para o PR

imagem-77160

Por Cristina Esteche, com assessoria

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), entregou 421 equipamentos agrícolas para os municípios do Paraná com até 50 mil habitantes, para melhorar a infraestrutura e recuperar as estradas para o escoamento da produção. Nessa ação do Governo Federal, 367 municípios já foram beneficiados com o programa totalizando um investimento de R$ 292,45 milhões, na maior aquisição do mundo de maquinário agrícola. A medida foi elogiada pelo deputado federal Zeca Dirceu em entrevista para o programa a Voz do Brasil, da Câmara dos Deputados.
 
Na entrevista, o deputado destacou a importância dos equipamentos para os pequenos municípios e para a agricultura familiar. “Eu já fui prefeito duas vezes, sou do interior do Paraná, sempre vivi e vivo até hoje num pequeno município que é agrícola. Nunca tive dúvida de que o desenvolvimento do país e a geração de emprego começa na agricultura, e o trabalho começa na estrada rural, no carreador, na pequena propriedade. Esses equipamentos estão fazendo uma transformação na capacidade dos municípios de adequarem, melhorarem e escoarem a produção do país. É um conjunto de máquinas que custa em torno de R$ 1 milhão, o que a maioria dos pequenos municípios não teria condições de adquirir”, afirmou o deputado.
 
Ao todo, o PAC 2 entregou 18.071 equipamentos em todo o Brasil. Só o Paraná recebeu do governo federal 194 caminhões caçamba, 149 motoniveladoras e 123 retroescavadeiras que devem ajudar os 367 municípios beneficiados na construção e recuperação de estradas vicinais.
 
O parlamentar ainda enfatizou a atitude da presidenta Dilma ao criar o programa de distribuição de máquinas. “A presidenta Dilma teve a sensibilidade de entender que o desenvolvimento começa no interior e que a agricultura é a grande ferramenta de crescimento do nosso país. Nenhum outro governante teve essa visão do quanto isso diminui custos para a agricultura aumentando a capacidade do Brasil para ser competitivo na agricultura”, defendeu.
 
Zeca comemorou a medida federal e ainda se comprometeu em sugerir que a ação se estenda até o PAC 3 e adquira para os municípios mais equipamentos – uma pá carregadeira, um caminhão pipa e um rolo compactador.
 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo