22/08/2023


Cotidiano

Serviço Social desenvolve projetos de assistência junto à comunidade

Brinquedos e palestras estão entre as ações desenvolvidas

22361398_1418064148289867_1500793212_n

Diversos projetos foram desenvolvidos junto à comunidade pelos acadêmicos do curso  de Serviço Social da Faculdade Guairacá, durante os estágios. Um destes projetos é o da acadêmica Luzia Ribeiro Lemes Monteiro, do 4º ano, que desenvolveu seu projeto de estágio em duas unidades de acolhimento em Guarapuava.

“Essas unidades atendem juntas cerca de 90 crianças. Dentro das atividades do estágio vi a necessidade de novos brinquedos para elas, então promovi uma campanha de arrecadação, com o apoio de funcionários do Banco do Brasil, que resultou na compra de diversos brinquedos novos”. Ao final da campanha, Luzia ficou impressionada com a quantidade de brinquedos adquiridos e, mais ainda, ficou realizada ao ver a alegria das crianças ao recebê-los.

Raquel de Quadros Moreira Marques, também do 4º ano, promoveu palestras sobre planejamento familiar e direitos reprodutivos para cerca de 30 mulheres que participam do Grupo de Planejamento Familiar em uma Unidade Básica de Saúde no município de Palmital.

Para Raquel, o projeto encerra com chave de ouro sua graduação. “Esse projeto teve uma grande relevância na minha vida, através dele consegui conhecer a realidade dessas mulheres e, ao mesmo tempo, proporcionar o acesso aos seus direitos. Fiquei muito feliz em saber, por meio da avaliação, que elas gostaram do tema e têm interesse em aprender mais”. Segundo a acadêmica, devido a esse grande interesse apresentado e com o auxílio da equipe da unidade local ela conseguiu ampliar o projeto, levando o assunto para outros grupos, como por exemplo o grupo de gestantes que já está nesse processo de planejamento familiar. “Só tenho a agradecer, pelo apoio, participação e conhecimento que compartilhei com todos”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo