22/08/2023
Geral

Sindicato Rural apoia Agosto Azul

 Agosto é o mês instituído para fomentar a prevenção de doenças que atingem os homens. É o chamado Agosto Azul.  Em Guarapuava, a Secretaria Municipal de Saúde estará desenvolvendo do dia 25 a 29 de agosto, das 08h00 às 09h00, palestras sobre vários temas relacionados à saúde do homem.

As palestras serão ministradas no anfiteatro do Sindicato Rural. O público alvo são funcionários da Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (Surg), mas associados e parcerios do Sindicato Rural também podem participar.

O objetivo da programação é motivar uma mudança cultural para que os homens procurem atendimento médico e verifiquem sua condição de saúde com mais frequência, antes que as doenças se manifestem de forma mais grave. “Esse ano, a campanha Agosto Azul chama a atenção para os malefícios do uso do tabaco. A discussão do tema tem como objetivo alertar para a importância da adoção de hábitos saudáveis, de maneira que o curso da vida não seja interrompido precocemente”, explica a fonoaudióloga Claudia Cunico C. Locatelli, uma das organizadoras do evento.

PROGRAMAÇÃO

Na segunda feira (25), a fisioterapeuta Rafaela de Andrade Silvestre abordará os perigos do sedentarismo e do tabagismo. Em seguida, será ministrada a palestra sobre obesidade, pela nutricionista Daniella Taborda.

Já na terça feira (26), o médico Rafael João Freitas Brito vai falar sobre acidentes de trânsito.

A psicóloga Egleide Montarreyos de Melo ministra palestra sobre ansiedade na quarta feira (27). Em seguida, a fonoaudióloga Claudia Cunico C. Locatelli vai falar sobre câncer de laringe e sua relação com o tabagismo.

Na quinta feira (28) acontece a palestra sobre câncer de próstata, com as enfermeiras Vanessa Dangui Silva e Mari Claudia.

Para encerrar a programação, o professor de Educação Física, Telmo Conceição Passos abordará a importância da atividade física na sexta feira (29).

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.