Da redação, com assessoria- Edição Bárbara Franco
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) inicia, no próximo dia 15 de setembro, um ciclo de seminários para discutir a implantação dos Restaurantes Universitários (RUs) no contexto da Instituição. No Campus Realeza, o seminário será realizado no dia 16 de setembro, sendo um evento aberto a toda comunidade acadêmica e externa. Além de Realeza, os seminários serão realizados também no Campus Cerro Largo, Campus Erechim e Campus Chapecó, locais em que as obras dos restaurantes estão prontas ou em fase de finalização.
De acordo com o vice-reitor da UFFS, Antônio Andrioli, a construção dos seminários segue algumas orientações institucionais. “2014 foi escolhido pela FAO como o Ano Internacional da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena, e a UFFS está engajada nessa proposta, pois surgiu de movimentos sociais do campo. E a política do próprio RU é oferecer aos nossos estudantes alimentos de qualidade nutricional a baixo custo, através da aquisição de alimentos da agricultura familiar”, ressalta. “Para cumprir com esses três princípios é que resolvemos realizar esse ciclo de seminários. Porque também é uma expectativa da comunidade acadêmica que o RU possa se integrar à missão institucional”, aponta.
A Diretora de Alimentação e Nutrição da UFFS, Bruna Mussio, afirma que a intenção é a conversão da política na prática. “Pretendemos debater sobre a implantação dos RUs a partir do contexto da UFFS e da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. É uma questão muito salutar debater sobre qual alimentação saudável pretendemos oferecer nos restaurantes e também como será a gestão e os motivos escolhidos para esse modelo de gestão dos RUs dentro da Instituição”, afirma.
Os seminários serão divididos em temáticas, com palestras e oficinas. Uma das oficinas tratará sobre chamadas públicas para aquisição de alimentos da agricultura familiar. A intenção é articular essa discussão junto aos agricultores familiares instalados nas regiões dos campi da UFFS. “Pretendemos debater sobre a metodologia e os critérios que podem ser estabelecidos para que a UFFS adquira os alimentos para a produção das refeições nos RUs diretamente da agricultura familiar. Por isso a importância da participação da comunidade”, afirma Bruna.
A UFFS prevê iniciar a aquisição de alimentos via Programa de Aquisição de Alimentos, do Ministério do Desenvolvimento Social, a partir de 2015. A intenção, segundo o vice-reitor, é incluir também alimentos agroecológicos.
Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN)
Criada em 2010, a PNSAN tem o objetivo de promover e assegurar o direito humano à alimentação adequada, além de instituir processos permanentes de educação, pesquisa e formação alimentar e nutricional. Segundo o documento que define as diretrizes da política (Decreto nº 7272/2010), a segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, tendo como base práticas que promovam a saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.
Programação em Realeza (PR)
Data: 16 de Setembro de 2014
Local: Auditório do Campus Realeza – UFFS
8h30min – Abertura Oficial;
9h – “A política da implantação dos RUs da UFFS”, com o vice-reitor da UFFS, Prof. Antônio Andrioli;
9h45min – “A Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e a implantação dos RUs”: Prof. Rozane Triches (UFSC);
12h – Pausa para almoço;
13h30 min
Oficina I: “Chamada Pública para aquisição de alimentos”, com o pró-reitor de planejamento da UFFS, Vicente de Paula Almeida Júnior.
Oficina II: “Alimentação saudável e funcionamento de restaurantes universitários”, com a Nutricionista e Diretora de Alimentação e Nutrição da Secretaria Especial de Assuntos Estudantis (SEAE) da UFFS, Bruna Roniza Mussio, e com a Coordenadora de Implantação do RU, Leide Graciela Blanco Mattje.