Fortaleza – Quatro das oito equipes do Paraná nas modalidades coletivas estrearam na manhã desse domingo,16 nas Olimpíadas Universitárias Brasileiras, em Fortaleza, no Ceará, e duas venceram, uma empatou e outra perdeu. As vitórias foram do sexo feminino, do futsal da Unopar, de Londrina, contra Pará, por goleada, por 6 a 0, e do basquete da Faculdade Santa Amélia, de Ponta Grossa, por 62 a 53, diante de Pernambuco.
O empate e a derrota foram do sexo masculino, respectivamente do futsal da Faculdade Guairacá, de Guarapuava, por 2 a 2, contra o Amazonas (foto), e do vôlei da Faculdade Dom Bosco, de Curitiba, por 3 a 0, diante de Minas Gerais.
Na goleada do futsal (6 a 0), o time da Unopar foi bem superior ao da Esmac, do Pará, tanto que fez 4 a 0 no primeiro tempo e depois administrou o jogo. O próximo confronto da Unopar será contra o Rio Grande do Sul (Feevale), nesta segunda-feira (17/8), às 11 horas. A equipe dirigida pelos irmãosVanda e Hélio Sanches atuou com Neia, Jayne, Nivia, Desiree, Marcela, Léo, Elen, Driele e Bianca.
No futsal o time da Guairacá também foi superior ao da Uninil Tonlins, do Amazonas, mas não soube transformar o bom volume de jogo em vantagem, principalmente no segundo tempo, quando empatou (2 a 2) e perdeu umas cinco ou seis chances claras de gol. Começou ganhando e permitiu a virada ainda no primeiro tempo, mesmo atuando bem.
Nesta segunda-feira, às 9h30, a Guairacá pega a FAA, de Rondônia. O técnico José Carlos Sansana Júnior tem à sua disposição os jogadores Juliano, Murilo, Alex Heman, Neto, Alexandro, Rafael, Emanuel, Gabriel, Fernando e Sorvete.
A vitória das meninas de Ponta Grossa (62 a 53) era esperada sobre a FMN, de Pernambuco, assim como o teste mais difícil é esperado para esta segunda-feira, às 9h30, contra UCB, do Rio de Janeiro. A experinete técnica Siboney Pedroso contou com Jeane, Larissa, Francine, Tainara, Juliana, Tana, Izabelli, Fernanda, Rafisa e Carmem.
O que não era esperado na estréia dos paranaenses na manhã desse domingo foi a derrota da Dom Bosco por 3 sets a 0 (parciais 25/22, 25/19 e 25/20), mesmo sendo diante do bom time de Minas Gerais (Politécnica). A chance de reação será nesta segunda-feira, às 11 horas, contra a FUG, de Goiás.
Vale lembrar que as equipes da Unopar, Santa Amélia e Dom Bosco são da Divisão Especial, e a da Guairacá, da Primeira Divisão.
Paraná Esporte/Coordenação de Comunicação/Moacir Domingues
Esportes
Faculdade Guairacá empata na estréia no futsal masculino em Fortaleza
- Por Cristina Esteche
- 16/08/2009