Diretor-Presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha, confirmou nessa segunda-feira,17 o novo período para a realização da fase regional dos 52.º Jogos Abertos do Paraná (Jap´s): de 4 a 12 de setembro. Foi a melhor data que encontramos para não prejudicar ainda mais o calendário escolar e esportivo do Estado, afirmou Marco Aurélio após reunião com a Secretária de Estado da Educação, Yvelise Arco-Verde.
A fase regional dos Jogos Abertos, que pelo calendário da Paraná Esporte aconteceria de 21 a 29 de agosto, foi adiada por conta da prevenção frente à nova gripe. Seguimos as instruções das secretarias de Estado da Saúde e Educação para diminuirmos o risco de propagação do vírus da Gripe A (H1N1). Agora já estamos tomando todas as medidas preventivas cabíveis para o bom andamento da fase regional destes Jogos e dos demais que virão, lembra o presidente da autarquia.
Ao todo, 579 equipes estão inscritas para a regional que abre caminho à fase final da competição, em Francisco Beltrão, prevista para acontecer de 23 de outubro a 1.º de novembro. No total, 179 municípios confirmaram a participação na fase regional dos 52.º Jogos Abertos do Paraná. A região 8, que terá como sede Manoel Ribas, será a maior da competição, com 32 municípios e 99 equipes.
Entre as modalidades, o futsal foi o que apresentou maior número de inscritos, com 172 equipes entre o masculino e feminino, o que representa aproximadamente 29% do total das inscrições da fase regional.
A nova data marca as competições simultaneamente nas oito sedes: São José dos Pinhais (Região 1), Irati (2), Siqueira Campos (3), Mandaguari (4), Ubiratã (5), Assis Chateaubriand (6), Coronel Vivida (7) e Manoel Ribas (Região 8).
A competição
Disputados nas divisões A e B, os Jogos Abertos do Paraná ocorrem entre as seleções dos municípios. Nove modalidades estarão em disputa de 4 a 12 de setembro pela fase regional dos 52.º Jogos Abertos: basquetebol, bocha, bolão, futebol, futsal, handebol, vôlei, vôlei de praia e xadrez. Nesta etapa, participam somente equipes da Divisão B, que servem de acesso para a classe A. No entanto o vôlei de praia e o xadrez formam exceção por serem disputados somente na Divisão A.
O futebol, nas duas divisões, é disputado apenas pelo sexo masculino e a ginástica rítmica somente pelo feminino. Já a bocha não tem equipes do sexo feminino na Divisão B, somente na A. Sobre a faixa etária dos atletas, as exceções da ginástica (nascidas até 1995) e futebol (entre 1988 e 1991), nas demais modalidades participam atletas nascidos até 1991. A alimentação, alojamento, premiação e pagamento das arbitragens são garantidos pelo Governo do Estado.
Válido lembra que além das modalidades da fase regional, somam-se na final o atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis e tênis de mesa.
(Assessoria de imprensa da Paraná Esporte)