22/08/2023
Educação

Após recesso, colégios registram boa frequência

imagem-7914

Após três semanas consecutivas de suspensão das aulas para evitar a disseminação mais rápida do vírus H1N1, a gripe A, os colégios estão fazendo o possível para recuperar o tempo perdido e evitar que essa paralisação acabe prejudicando os alunos. Ao contrário do que se esperava a frequência foi muito boa no primeiro dia de aula nos colégios das redes públicas e particulares de ensino de Guarapuava. Para um dia chuvoso nada diferente do normal. Mesmo assim, todos os professores estão mantendo o foco na prevenção contra o vírus e todas as medidas possíveis estão sendo tomadas. A Secretaria Municipal de Educação orientou que todos os professores dedicassem os primeiros minutos de suas aulas para conversar com os alunos sobre a gripe. Segundo Luciane Maciel(foto), Vice-diretora do colégio Ana Vanda Bassara, foi muito animador perceber que a maioria dos alunos estão conscientes e bem informados sobre o vírus, principalmente aqueles mais novos, das primeiras séries.
Também foram tomadas providências para instalação de vários dispensers de álcool em gel nos corredores e nas salas de aulas, além de um estoque de máscaras e luvas caso seja solicitado por algum aluno.
Outra idéia para garantir a segurança dos alunos foi a criação nos colégio estaduais dos “agentes cuidadores”, funcionários dos colégios que durante o tempo que for necessário terão a missão de estarem próximos dos alunos, atendendo as necessidades e averiguando qualquer suspeita de infecção. “Nós estamos fazendo um trabalho preventivo, tentando detectar na medida do possível os sintomas básicos, como tosse dores no corpo dor de garganta. Apresentando mais de um sintoma nós encaminhamos ao posto de saúde”. Contou Luiz Cláudio um dos dois agentes que atendem no colégio Ana Vanda.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.