22/08/2023

Banda Jovem de Guarapuava se classifica para Campeonato Nacional

imagem-79367

Foto/ Guia Taubaté 

Bárbara Franco 

A Banda Jovem de Guarapuava se classificou para o Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras, além de ser a campeã paranaense na categoria juvenil. O 23º Campeonato Paranaense de Bandas e Fanfarras aconteceu nesse final de semana no Ginásio Municipal de Teixeiras Soares.

A competição estadual foi organizada pela Federação Paranaense de Fanfarras e contou com a participação de várias cidades do Paraná, que concorreram em diversas categorias.

Durante o campeonato, a Banda Jovem, regida pelo Maestro Rodrigo Correa Santos, foi campeã na categoria juvenil. De acordo com Santos, a Banda conquistou 139 pontos e conseguiu o segundo lugar geral, ficando apenas atrás do Colégio Estadual do Paraná. “Conseguimos nos classificar para o Campeonato Nacional, que provavelmente acontecerá em João Pessoa na Paraíba”.

Santos conta ainda que nos dois últimos anos a Banda Jovem conquistou dois títulos importantes. Desde 2007 a banda não ganhava o Campeonato Paranaense. “Ano passado fomos campeões na categoria juvenil no Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras que aconteceu em Taubaté, São Paulo”.

Atualmente, a Banda Jovem conta com 55 componentes. Os ensaios são realizados de segunda a sexta nos em dois períodos, de manhã e à tarde. Santos explica que os ensaios são como se fosse um contra turno, pois os alunos que estudam na parte da manhã ensaiam à tarde e os que estudam na parte da tarde ensaiam de manhã. 

O maestro avalia a vitória como merecida, pois só foi possível esta conquista devido ao esforço de todo o grupo. Participaram da competição 48 bandas e fanfarras de vários municípios do Paraná

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo