Bárbara Franco
Nesta terça feira (30) o combate as drogas ganhou mais 100 aliados do Colégio Aliança além dos 970 alunos que já haviam se formado nessa segunda feira (29), em Guarapuava. O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) formou alunos de 15 escolas da rede municipal de ensino e também alunos do Colégio Aliança.
A cerimônia aconteceu no Ginásio do Colégio e contou com a presença de pais de alunos do primeiro e quinto ano, que participaram do projeto Proerd, realizado pela Polícia Militar de Guarapuava. De acordo com o policial Celso durante o programa as crianças participam de 11 aulas sobre o combate as drogas, segurança pessoal, combate a violência .
O Proerd trabalha com os alunos do primeiro ano do primário que fazem parte do Proerd Kids. O projeto também é voltado para estudantes do quinto ano. Para Celso a interação entre a policia, a escola e os pais é muito importante. “ Temos que nos unir pois as drogas não escolhem famílias, classe ou raça, simplesmente faz uma devassa”.
Para a diretora do Colégio Juelina Simão Marcondes, é muito importante o trabalho realizado pelos policias por meio da Proerd. “Os policiais tem cuidado em trabalhar o combate as drogas, fazendo o aluno entender a necessidade de ficar longe das delas”.
Uma das alunas que participou do programa Sophia Esteche Korocoski conta o que aprendeu durante as aulas. “ Aprendi que devemos respeitar e obedecer nossos pais, não mexer com armas, tomar cuidado ao atravessar a rua e muitas outras coisa”.
Sophia recebendo certificado do Proerd