22/08/2023
Cotidiano

Reunião com Secretário Estadual do Meio Ambiente divulga trabalhos recentes da APA da Serra da esperança

Guarapuava – Na tarde de quarta-feira, diversas autoridades se reuniram no salão de festas da Associação da Sanepar para apresentarem os resultados do projeto de Formação do Conselho e Elaboração do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental da Serra da Esperança. Dentre elas encontravam-se prefeitos, vereadores e líderes locais das cidades pertencentes à área, além do Diretor do IAP, Vitor Hugo Burko e o Secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues.

A Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Esperança com mais de 200 mil hectares foi criada em 1992 e abrange 10 municípios da região centro-sul do Paraná. O plano de manejo da área apresentado no encontro, contém não apenas a forma como será feito o uso sustentável dos recursos naturais da APA, mas também amplia o conhecimento sobre a região e os instrumentos legais para que a sua gestão seja a mais adequada possível.

Segundo Karina Luiza de Oliveira, Coordenadora Geral do projeto, o Plano de Manejo demorou um anos para ser implantado. Nos primeiros cinco meses foram feitas 47 reuniões para identificar as lideranças locais de cada comunidade e efetivamente começar os trabalhos. Mais de 1500 pessoas assinaram as atas dessas reuniões. O próximo passo foi diagnosticar os problemas da região e criar um conselho gestor para representar as 62 comunidades. Nesse meio tempo realizaram-se alguns workshops para esclarecer o papel dos conselheiros e apresentar a APA a todos. Apenas após um ano de trabalho foi criado um plano de manejo com ajuda de consultores. Isso contribuiu também para elaboração de um censo socioambiental com dados muito mais detalhados e específicos que do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Agora o Plano encontra-se na fase de divulgação, primeiramente com folhetos e eventos como esse realizado no salão de eventos da Associação da Sanepar, e também com visitas de técnicos nas comunidades para divulgação mais próxima das pessoas influenciadas pelo projeto, até agora já foram visitadas 39 ajuntamentos

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.