22/08/2023



Geral

1º Concurso de desenho sobre Prevenção do uso de Drogas é realizado em Guarapuava

imagem-80013

Bárbara Franco 

O Departamento de Políticas Públicas sobre Drogas da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria da Educação e Conselho Municipal Sobre Drogas(Comud) de Guarapuava, realizou o 1º Concurso Cultural de desenho para crianças do 1º ao 5º ano.
Desenho feito pelo aluno Matheus Henrique de Paula do 2º ano da Escola Pe. Estanislau Cebula 

De acordo com o diretor do Departamento de Políticas Públicas sobre Drogas, Giovani Caetano Jaskulski o concurso tem como finalidade incentivar a reflexão e a discussão sobre a questão das drogas no ambiente escolar e familiar. “O nosso real objetivo desse concurso foi fazer como que as crianças estimulassem seus pais a dialogar sobre as consequências do uso das drogas”.


Desenho da estudante Sibelly Morais Benite do 4º ano

A Assessora Pedagógica da Secretária de Educação Ana Paula Werzel da Rocha,  conta que o trabalho de prevenção contra as drogas realizado com as crianças é muito importante. “Acredito que a prevenção por meio da educação é o melhor remédio, pois atinge as crianças de forma eficiente”. 


Desenho da aluna Maria EduardaPoletto Pereira do 3º ano, Escola Dom Bosco

Uma das professores que participou do com curso com seus alunos, Andreia Martins descreve como as crianças criaram seus desenhos. “Os alunos tiveram uma palestra com o policial do Proerd, e a partir desta palestra foram criados os desenhos. Alguns alunos convivem com a realidade das drogas, pois tem pessoas na família que são usuários e até vizinhos. Assim, as crianças comentaram durante o que conhecem sobre. O álcool e o cigarro é uma realidade na vida delas, sendo o mais comum. Na aula de arte para a produção do desenho procurei não interferir em suas ideias, ofereci dicas como, se utilizar de algo que aprenderam durante as aulas, podendo olhar produções de anteriores para se inspirarem, e isso ajudou em suas ideias. O envolvimento dos pais se deu da seguinte forma: alguns alunos levaram a atividade para fazer em casa, e até mesmo o desenho pronto para mostrarem aos pais do que se tratava, conversaram em casa sobre a palestra que tiveram na escola. Em minha opinião é extremamente importante tratarmos sobre o assunto drogas desde cedo nas escolas, pois é uma realidade do educando e nossa também. É preciso prepará-los para uma aprendizagem permanente, que tenha continuidade mesmo após o término de sua vida escolar. Tal projeto leva os alunos a se tornarem críticos e criadores se apropriando de habilidades e valores necessários à socialização do indivíduo”.


Desenho produzido por Igor Kaue Soares de Ramos do 1º ano da Escola Municipal Professor Conrado

Grande parte das escolas Municipais aderiram o concurso atingindo aproximadamente 30 mil pessoas entre pais alunos e professores.Os alunos realizaram os desenhos entre os dias 28 de agosto a 1º de setembro e a avaliação e escolha dos desenhos aconteceu nesta quinta feira (09), na Secretaria de Assistência Social foram elegidos um desenho de cada série.  Jaskulski  explica que os trabalhos vencedores serão expostos em forma de cartaz nas redes de atendimento de Guarapuava. 


Desenho do aluno Gabriel Lima do 5º ano da Escola Pedro Itararé 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo