22/08/2023

Falta de estacionamento no Centro incomoda guarapuavanos

imagem-80036

Bárbara Franco 

Para muitos motoristas, estacionar no centro da cidade durante o dia e final de semana tem sido uma tarefa difícil. Para Élio Osni Zanedim, está cada vez mais complicado conseguir lugar para estacionar. “Quando chego no centro é uma dificuldade para achar vaga. O pior é que até os estacionamentos pagos estão sem espaço”.

Além da superlotação, Zanedim acredita que falta planejamento nas ruas de Guarapuava. “Tem de fazer melhorias, a cidade é antiga, esta crescendo cada vez mais e ninguém esta se preocupando, enquanto isso os estacionamentos estão cada vez mais apertados”.

De acordo com o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) o município, que tem mais de 60.000 veículos registrados não consegue comportar o aumento contínuo de carros na hora de disponibilizar vagas para estacionar.

Ricardo Scatolin reclama que mesmo pagando estacionamento nunca encontra lugar para deixar o seu veículo e isso acaba estressando qualquer motorista.

Além da escassez de vagas, muitos motoristas como Juliano Hoffmann reclamam de alguns comerciantes que fazem do estacionamento público um lugar privado. “Não é a primeira vez, que sou convidado a retirar o meu veículo, regularmente estacionado na Rua Cônego Braga esquina com a Saldanha Marinho por uma comerciante alegando que estou atrapalhando a loja dela”.

Novos estacionamentos

No final de 2013, foram liberados mais estacionamentos em pelo menos três ruas do Centro para tentar sanar os problemas de falta de vagas. De acordo com informações da Secretaria de Comunicação da prefeitura (Secom), as ruas já liberadas continuarão com o mesmo status. Antes da liberação, as mesmas vagas, todas do lado esquerdo da via, só podiam ser ocupadas depois das 18h, exceto nos finais de semana e feriados, porém não há previsão que novas ruas sejam liberadas.

Contudo, a Secom ressalva que ainda não há previsão para novas liberações no Centro.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo