22/08/2023
Geral

“Cidadão brasileiro é cada dia mais consumidor”, destaca secretária

A secretária nacional do Consumidor, Juliana Pereira, disse hoje (10) que a população está mais consciente em relação aos seus direitos nas negociações comerciais. “O cidadão brasileiro é cada dia mais consumidor”, destacou durante a apresentação da terceira etapa do portal consumidor.gov.br.

Durante a cerimônia, ela destacou a importância da criação de canais que incentivem a participação dos consumidores.

Ativa desde de junho, a página tem a o objetivo de intermediar os conflitos entre os cidadãos e empresas antes que as queixas dos consumidores cheguem a instâncias judiciais.

Com os índices de respostas e tomada de soluções disponíveis no site, além da comparação entre as empresas, "há uma maior competição entre os agentes do mercado, porque suas ações em relação ao consumidor podem ser comparadas", ressaltou a secretária.

Um dos pontos criticados por associações de defesa do consumidor é que a participação no portal é voluntária, o que pode resultar numa baixa adesão.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.