22/08/2023


Geral

Programa Smart Energy será apresentado na Semana de Ciência e Tecnologia

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) vai apresentar o andamento dos trabalhos do Programa Smart Energy Paraná durante o Seminário e Show Room “Energias renováveis como vetor do desenvolvimento do Oeste do Paraná”, realizado em Foz do Iguaçu, entre os dias 15 e 16 de outubro. 

O programa, que tem o Tecpar como executor, objetiva consolidar as competências do estado em geração distribuída por fontes de energias renováveis conectadas a redes inteligentes.

O instituto, representado por pesquisadores do Centro de Energias (CEN), vai ter um estande no evento, que faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. 

Serão apresentadas as ações realizadas pelo Tecpar na área de energias renováveis, em especial a solar e a eólica, e sobre a avaliação das melhores tecnologias para desenvolver um sistema inteligente no estado. “Como executores do programa, analisamos qual é o melhor custo-benefício das tecnologias disponíveis do mercado e queremos, nesta aproximação no Oeste do estado, fazer o contato entre a comunidade científica, o governo e os consumidores”, explica Wellington Vecchiatto, gerente do CEN.

Para fortalecer esse relacionamento, o diretor-presidente do Tecpar, Júlio Felix, vai participar, na quarta-feira (15), de um painel que vai debater a contribuição das políticas públicas para o setor energético, bem como a analisar as fontes de financiamento para projetos no segmento.

Pelo Programa Smart Energy Paraná, criado pelo Decreto Estadual 8.842/2013 e vinculado ao Programa Paraná Inovador, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o Tecpar recebeu uma plataforma experimental para levantar dados sobre o potencial de geração de energia solar e eólica no estado, analisando as melhores tecnologias disponíveis para o aproveitamento desses recursos com redes inteligentes.

Os primeiros resultados da plataforma de energias começaram a ser apresentados no segundo semestre deste ano, com a dissertação de mestrado do pesquisador André Gomes, do CEN. No estudo, intitulado “Instalação e integração de sistemas de microgeração com fontes renováveis para redes elétricas inteligentes”, o pesquisador constatou, entre outros resultados, que painéis fotovoltaicos instalados no câmpus CIC do Tecpar têm capacidade para gerar, em média, 3 mil kW/h ao ano, o que representa o abastecimento da casa de uma família de quatro pessoas com consumo mensal de 250 kWh.

Promovido pelo Sebrae, o seminário e showroom é realizado pelo Programa Oeste em Desenvolvimento e conta com a parceria do Tecpar, da Seti e de outras instituições do estado.
 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo