22/08/2023



Esportes

Olimpíadas Universitária-Paraná fica em sexto lugar

imagem-8047

O Paraná ficou em sexto lugar na classificação geral das Olimpíadas Universitárias Brasileiras, em Fortaleza, no Ceará, encerradas sábado,22, uma posição abaixo do desempenho em 2008, em Alagoas. “Esperávamos melhorar, com as nossas equipes coletivas mantendo a regularidade e as individuais aumentando o rendimento. Mas todas as federações de uma maneira geral também subiram de produção, tornando a competição mais equilibrada”, analisou o presidente da Federação de Desportos Universitários do Paraná (FPDU), Ney Mecking, também diretor de Esportes da Paraná Esporte.
Também acompanhando as atuações das equipes paranaenses, em Fortaleza, o diretor-presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha, viu as dificuldades na competição e se propôs a estudar soluções para o Estado melhorar o desempenho. “Sentimos que muitas equipes vieram desfalcadas, não só por contusões mas, talvez, em razão da crise, por falta de recursos financeiros, e outros atletas nem vieram por questão econômica mesmo. E são os resultados que aparecem, que repercutem na mídia”, constata Marco Aurélio.
No último dia de competições, além das medalhas nas modalidades coletivas – ouro da Unopar (masculino) no handebol e bronze da Unopar (feminino) no futsal e da FAG (feminino) no handebol – , outras medalhas paranaenses foram na natação e atletismo. Na natação, Flávia Borges, da Dom Bosco, de Curitiba, ganhou mais uma medalha de ouro, nos 100 metros livre, com a marca de 58”04 (a outra havia sido nos 200 metros livres) e Rafael do Amaral Budid, também da Dom Bosco, de Curitiba, ganhou a de bronze nos 100 metros peito com tempo 1´17”29 (ela já havia ganho a de prata nos 200 metros peito).
No atletismo foram conquistadas no último dia de provas duas medalhas de prata e uma de bronze. As de pratas foram de Helquer Gatto Rigone, da Unopar, no 800 metros rasos, com a marca de 1´52”14; e de Elton Ricardo de Oliveira Costa, da UEM, nos 110 metros com barreiras, em 14”57. A de bronze foi de Aline Fernanda Sanches, da Unopar, no salto em altura, com a marca 1,69 metros. No total, foram nove medalhas no atletismo; quatro de prata e cinco de bronze.
Na natação foram ganhas quatro medalhas pelos paranaenses: duas de ouro, uma de prata e uma de bronze. O Paraná ainda teve medalhas no judô: uma de ouro e outra de prata. Nas individuais só não ganhou no xadrez, em que a melhor posição foi um quarto lugar da aluna Fernanda de Oliveira Pereira, da UEM, de Maringá, e um sétimo do campeão de 2007, Jomar Egoroff, do Cesumar, de Maringá.
Medalhas do PR
Ouro 4
Prata 6
Bronze 8
Total 18
Por modalidades
Atletismo 9
Coletivas 3
Judô 2
Natação 4
Total 18
Classificação geral
1.º – São Paulo – 347 pontos
2.º – Santa Catarina – 288
3.º – Rio de Janeiro – 257
4.º – Pernambuco – 223
5.º – Distrito Federal – 200
6.º – Paraná – 190
7.º – Rio Grande Sul – 142
8.º – Bahia – 125
9.º – Ceará – 119
10.º – Rio Grande do Norte – 113
Foto: Equipe da Unopar de Handebol que consquitou a medalha de ouro

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo