22/08/2023
Cotidiano

De janeiro a outubro, Guarapuava teve 38 desabastecimentos de água

imagem-80541

Bárbara Franco 

Do inicio do ano até o momento, Guarapuava teve 38 desabastecimentos de água. De acordo com a assessoria de imprensa da Sanepar, foram 20 paradas programadas e 18 emergenciais.  

A assessoria explica que as paradas programadas são previstas, e dessa forma, podem ser avisadas com antecedência aos clientes. Já as paradas emergenciais, como são aquelas que não estão previstas para acontecer, não podem ser avisadas com antecendencia. Um caso recente de parada sem previsão ocorreu em junho deste ano, quando o sistema de captação da Sanepar ficou alagado após ser atingido por fortes chuvas. 

Todas as paradas, sejam programadas ou emergenciais, devem ser informadas obrigatoriamente pela Sanepar no site da empresa. Os desabastecimentos programados devem ser informados com 48h de antecedência.  A Sanepar explica que todas as informações sobre os desabastecimentos também estão disponíveis no site da empresa.

Comparativo
De acordo com a assessoria da Sanepar, em 2013, Guarapuava registrou 58 desabastecimentos no total. Em comparação a outras cidades do estado, como Londrina, o mesmo número foi registrado em apenas uma semana. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.