22/08/2023
Geral

Em nota, Unicentro ressalva que instituição é apartidária

imagem-80606

Foto/Divulgação: COORC/Unicentro 

Caio Budel

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) divulgou em seu perfil no Facebook uma nota onde ressalva a posição apartidária da instituição com relação ao cenário político vivido no Brasil. O comunicado, divulgado nessa segunda feira (20), faz menção a um manifesto que envolve membros ligados a universidade e que declararam apoio à presidente Dilma Rousseff (PT). “A Unicentro é uma instituição pública e apartidária, seu interesse é a educação, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão”, informa a nota.

No manifesto, os membros da universidade que estão envolvidos lançaram um blog onde pessoas podem declarar apoio à candidata. Ao mesmo tempo, um evento foi criado no Facebook convidando a população a participar da campanha pró Dilma.

Após a repercussão do caso na mídia, a indagação de algumas pessoas girava em torno do nome da instituição estar atrelado à página com o manifesto. “Perguntar não ofende. Pode usar o nome de uma instituição publica, mantida com o dinheiro do povo, pra fazer política?”, indagou uma leitora da RedeSul de Notícias. Em sua página, a Unicentro rebateu o caso. “A nota, divulgada na internet e veiculada em alguns sites, representa a vontade e opinião de uma parte de membros ligados à instituição”.

Logo após o lançamento do manifesto, um evento no Facebook foi criado em apoio ao candidato à presidência Aécio Neves (PDSB). Intitulado “Avalanche azul – UNICENTRO”, o convite diz em sua descrição que “nem toda a Unicentro é a favor do governo Dilma”.

Os eventos em apoio aos candidatos estão marcados para acontecer simultaneamente nesta quarta feira (21), às 17h30. A ação favorável a Dilma está programada, de acordo com a descrição do evento, para ocorrer próximo ao campus Santa Cruz. O encontro pró Aécio, por sua vez, foi programado para ocorrer nos entornos do campus Cedeteg. 

Matéria atualizada – 15h59

Após a divulgação deste conteúdo, a organização do evento pró Dilma alterou o local da mobilização para a Praça Juscelino Kubitschek, em frente ao campus Santa Cruz. Antes, como mostra o print do evento acima, o local registrado era "Unicentro Paraná". 
 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.